Cultura

Morre o compositor Valter Farias, autor de 'Deusa do Amor' e 'O Mais Belo dos Belos'

Eterno parceiro de Adailton Poesia, o artista ganhou incontáveis festivais de blocos afro

[Morre o compositor Valter Farias, autor de 'Deusa do Amor' e 'O Mais Belo dos Belos']
Foto : Acervo pessoal / Reprodução Facebook

Por James Martins no dia 31 de Julho de 2020 ⋅ 11:02

Morreu nesta sexta-feira (31), o compositor Valter Farias (à direita, na foto), co-autor de grandes sucessos da música baiana como "Deusa do Amor", feita para o Olodum, e "O Charme da Liberdade (O Mais Belo dos Belos)", para o bloco afro Ilê Aiyê. A notícia foi dada no Facebook por Adailton Poesia, seu principal e eterno parceiro.

Em conversa com o Metro1, Adailton lembra que conheceu Valter em 1986, por intermédio de Luciano Gomes, autor de "Faraó - Divindade do Egito". "Nossa parceria tem mais de 30 anos. Ele era um grande artista e, juntos, conquistamos incontáveis troféus em concursos de blocos afro", descreve. Além das canções citadas, a dupla Adailton Poesia e Valter Farias fez também "África do Sul", o primeiro sucesso, gravada pela Banda Mel em 87, e "Reggae dos Faraós", concorrente do "Faraó" de Gomes naquele Carnaval histórico do Olodum.

Ainda no Facebook, João Jorge, presidente do bloco, lamentou: "Paz. Meus sentimentos. Um grande homem. A voz de 'Reggae dos Faraós'". E Mário Pam, regente do Ilê, escreveu: "Meus sentimentos a toda família e a todos os compositores da Bahia. Grande perda, que Deus e os Orixás o recebam em seus braços". Giba Nascimento, criador do Obatalá também se manifestou sobre a perda: "Meu Deus. Grande homem. Grande compositor, dono de uma sabedoria, dono de uma paciência. Dono de um saber. Deus te dê o caminho da gloria irmão".

A causa da morte ainda não foi esclarecida, mas, de acordo com Adailton Poesia, Valter tinha uma hérnia escrotal não operada e estava em processo de depressão por não poder mais sair de casa. "Ele era um andarilho e estava muito triste em ter que ficar o dia todo no sofá. A pandemia agravou isso", disse. 

Notícias relacionadas