Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Aderbal Duarte decifra João Gilberto em show online nesta sexta

Cultura

Aderbal Duarte decifra João Gilberto em show online nesta sexta

Um dos maiores conhecedores das técnicas do pai da bossa nova, o músico executará canções icônicas em produção da Macaco Gordo

 Aderbal Duarte decifra João Gilberto em show online nesta sexta

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2020 às 16:20

"Aderbal Duarte decifra João Gilberto" é o título do show online que acontece ao vivo nesta sexta-feira (21), às 20h30, no canal da Macaco Gordo no YouTube. Um dos maiores conhecedores das técnicas do pai da bossa nova, Aderbal usará canções icônicas como "Chega de Saudade" e "Garota de Ipanema" para destrinchar e expor em detalhes a revolução estética que foi aquele movimento.

O repertório contém ainda, entre outras, "Falando com João", composição do próprio Aderbal, que, como o título diz, dialoga de perto com o juazeirense.

Aderbal Duarte, criador do Sexteto do Beco, é também um dos maiores violonistas e pesquisadores da música popular brasileira. No ano passado, lançou no dia do aniversário de João Gilberto (10 de junho), o livro "Segredos do Violão Bossa Nova". Já editou ainda, no Brasil e na Europa, "Pedagogia Musical", "Teoria Musical" e "Execução Instrumental".

O show terá apresentação de James Martins e pretende se configurar em um verdadeiro documento audiovisual das pesquisas do músico e professor sobre o legado de João Gilberto.

"Há mais de trinta anos ele se dedica ao assunto. (...) O ponto de partida é simples: sabe-se da importância de João Gilberto para a cultura musical brasileira. Mas qual é a lógica subterrânea de sua estética? Qual o sentido das soluções técnicas, estruturadas com voz e violão? E, afinal, o que faz de João Gilberto um grande músico? Aderbal Duarte impôs a si mesmo a tarefa de responder a essas e a outras perguntas", diz a introdução do artigo que ele publicou em "João Gilberto" (2011), organizado por Walter Garcia e editado pela CosacNaify.