Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Roberto Coelho dá aula sobre Independência do Brasil; veja vídeo

Cultura

Roberto Coelho dá aula sobre Independência do Brasil; veja vídeo

Diferente do que é retratado em pinturas histórias e em livros, os fatos do ano de 1822 mostram que o acontecimento histórico ocorreu de outra forma

Roberto Coelho dá aula sobre Independência do Brasil; veja vídeo

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 07 de setembro de 2020 às 11:30


O professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Roberto Coelho falou sobre os detalhes que não foram contados oficialmente na proclamação da Independência do Brasil, comemorado hoje (7), no Brasil. Diferente do que é retratado em pinturas histórias e em livros, os fatos do ano de 1822 mostram que o acontecimento histórico ocorreu de outra forma. O próprio D. Pedro I, então príncipe regente, não estava montado em um cavalo no ato da proclamação.

"De verdade, quando vamos no parque da independência, é um lugar ilustrativo daquilo que aconteceu. Na verdade, era perto de um moinho. Essa carta alcança. Ele lê na hora. Fica muito bravo e pisa nas cartas, amassa.Vira para o Padre Belchior e diz: 'E agora?'. O padre diz: 'o senhor está lendo as cartas e elas dizem o que está acontecendo. Está declarada'", disse, durante entrevista a Mário Kertész nesta segunda-feira no Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole.

Roberto Coelho também comentou do período comercial na época, como a venda de açúcar a outros países. "Na sequência da independência, o acordo com a Inglaterra foi muito importante. A gente precisava ter um porto seguro na Europa para o escoamento de nossas produções. Tanto é que o algodão do Nordeste vai facilitar a revolução industrial inglesa", acrescentou.

Confira o programa: