Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Oscar vai exigir maior diversidade em filmes indicados a partir de 2024

Cultura

Oscar vai exigir maior diversidade em filmes indicados a partir de 2024

Produções que queiram concorrer a melhor filme deverão seguir uma série de demandas que buscam incluir grupos minoritários

Oscar vai exigir maior diversidade em filmes indicados a partir de 2024

Foto: Handout/Getty Images

Por: Lara Curcino no dia 09 de setembro de 2020 às 09:30

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela realização do Oscar, anunciou ontem (8) novas exigências para que produções sejam indicadas à categoria de melhor filme na premiação a partir de 2024. As regras visam estimular o aumento da diversidade na indústria do cinema.

Entre as exigências, estão a necessidade de ter membros de minorias, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes, ou 30% do elenco composto por estes grupos ou um enredo com enfoque neles.

Será necessário ainda ter 30% da equipe geral formada por grupos minoritários, como mulheres ou pessoas com deficiência, ou cargos de liderança para estes. 

Será preciso também oferecer cargos pagos de estágio ou de aprendizado nos estúdios para membros de minorias nos estúdios, distribuidoras e produtoras, além de vagas de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e de treinamento para membros estes em cargos menores na equipe de produção. 

Por fim, os filmes deverão ter cargos de liderança nos estúdios e/ou produtoras preenchidos por grupos poucos representantes nas equipes de marketing, distribuição e/ou publicidade. Todas as demais categorias devem manter os requisitos atuais.