Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Relembre comentários e entrevistas de Zuza Homem de Mello à Metrópole

Cultura

Relembre comentários e entrevistas de Zuza Homem de Mello à Metrópole

Escritor, jornalista e pesquisador falou de música brasileira e jazz em suas participações na rádio

Relembre comentários e entrevistas de Zuza Homem de Mello à Metrópole

Foto: José Bassit / Divulgação

Por: Juliana Rodrigues no dia 04 de outubro de 2020 às 10:41

O escritor, jornalista e pesquisador Zuza Homem de Mello, que morreu hoje (4) aos 87 anos (leia mais), também foi comentarista da Rádio Metrópole e concedeu diversas entrevistas a Mário Kertész. Em seu comentário mais recente, veiculado em 31 de julho, ele falou sobre a música "Mensagem", de Cícero Nunes e Aldo Cabral, gravada primeiramente em 1946 por Isaura Garcia. "Isaura era uma flor de pessoa, divertidíssima, desbocada... Era uma figura", contou.

Em entrevista concedida no último dia 6 de julho, Zuza falou sobre o projeto da biografia de João Gilberto, ícone da Bossa Nova. 

Outro assunto abordado pelo escritor em entrevista à Metrópole foi a obra do compositor Aldir Blanc, morto em maio, vítima da Covid-19.

Zuza também gravou um comentário em homenagem ao "novo baiano" Moraes Moreira, falecido em abril. 

No início do período de isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, o musicólogo recomendou alguns produtos culturais para consumir em casa. "Continuo recebendo CDs de gente nova, e estou sempre verificando e constatando a quantidade de ótimos compositores e cantores, e grandes músicos, que continuam surgindo na música brasileira. Então eu me delicio. Quando quero lembrar de coisas, aí volto pro passado, ouço discos de jazz. Ouço Duke Ellington, Miles Davis", disse.

No final de 2018, Zuza Homem de Mello falou sobre o documentário "Zuza Homem de Jazz", dirigido por Janaina Dalri, que narra a relação dele com o jazz e a música. O filme está disponível gratuitamente na plataforma SPCine Play.

Para ouvir mais comentários, é só buscar "Zuza Homem de Mello" nos Áudios da Metrópole.