Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Cultura

'A arte do encontro': Ruy Castro ministra curso sobre experiência de 53 anos de carreira

Escritor relata principais entrevistas com personalidades da literatura, da música popular brasileira e do futebol

'A arte do encontro': Ruy Castro ministra curso sobre experiência de 53 anos de carreira

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 09 de outubro de 2020 às 12:48

O escritor e jornalista Ruy Castro ministra na próxima semana o curso "A arte do encontro", onde compartilha seu repertório de entrevistas, conversas e amizades vividas em sua trajetória profissional. Entre os principais nomes abordados nas aulas estão celebridades da literatura, música popular brasileira e do futebol. "Conheci muita gente que eu já admirava e passei dias, horas ou semanas. Fiquei amigo íntimo de muitos deles. Gente da área de literatura, da música popular, do samba e até do futebol", declarou Ruy, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (9). 

"Eu vou fazer no Estação das Letras uma série de quatro palestras, onde vou contar a minha experiência pessoal com essas pessoas todas e como elas são. Como vou fazer uma relação entre a personalidade delas e a impressão que elas passaram para mim com a obra delas, como trabalhavam, onde é interessante ver uma pessoa que parece tímida na vida real, mas escrevendo é outra coisa. Pode ter um valor didático de aula", afirmou.

Ao longo de quatro sessões, Ruy Castro vai discorrer sobre seus encontros pessoais com esses personagens ao longo de 53 anos de carreira no jornalismo. Confira como foram divididas as aulas:

Aula 1 - Escritores.
Autores como Carlos Drummond de Andrade, Carlos Heitor Cony, Fernando Sabino, Gore Vidal, Guimarães Rosa, Jorge Luís Borges, José Saramago, Nelson Rodrigues, Paulo Coelho, Rachel de Queiroz, Rubem
Braga e Vinicius de Moraes

Aula 2 - Jogadores de Futebol
Craques como Bellini, Carlos Alberto, Didi, Domingos da Guia, Garrincha, Nilton Santos, Pelé, Tostão, Zico, Zizinho.

Aula 3 - Cantoras Brasileiras
Talentos como Aracy de Almeida, Clara Nunes, Doris Monteiro, Elis Regina, Elza Soares, Marlene, Marília Baptista, Nara Leão e Rita Lee.

Aula 4 - Figuras Históricas da Música Brasileira
Ilustres personagens como Almirante, Braguinha (João de Barro), Cauby Peixoto, Donga, João da Baiana, Lucio Alves, Moreira da Silva, Nássara, Orlando Silva, Pixinguinha.

Na avaliação de Ruy Castro, o objetivo é diminuir a distância entre a biografia dessas personalidades e pessoas que não teriam o contato com elas. "Espero dar uma visão pessoal de várias desses personagens que, para a maioria das pessoas, são inacessíveis. Teriam sido para mim também, se não fosse a profissão. São nomes que você só fica sabendo ao ler no jornal, ler no livros ou no luminoso do show, sem imaginar conversar fisicamente com eles", disse. 

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o curso.