Cultura

100 anos de Clarice Lispector: pesquisador reúne obra completa de escritora brasileira

No ano de centenário, Pedro Vasquez cita "mistério" envolvendo personalidade que continua aumentando seu público em todo o mundo

[100 anos de Clarice Lispector: pesquisador reúne obra completa de escritora brasileira]
Foto : Metropress

Por Matheus Simoni no dia 14 de Outubro de 2020 ⋅ 13:14

O jornalista e fotógrafo Pedro Karp Vasquez comentou a compilação da obra de Clarice Lispector, que completaria 100 anos em dezembro deste ano. A editora Rocco lança "Todas as cartas", a mais completa edição da obra da escritora. Reunidas em ordem cronológica, a obra faz parte de um perfil ampliado da escritora brasileira de origem ucraniana. 

"Existe um mistério. Ela aumenta seu público ano a ano. Não só no Brasil, é um aumento normal, sem nenhuma campanha ou esforço de catequese, vamos chamar assim. Se traduz em mais de 30 idiomas, representando mais de 100 países", narrou o jornalista, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (14), durante o Jornal da Metrópole no Ar. 

As correspondências foram organizadas por décadas – dos anos 1940 a 1970 – e contam com 510 notas da biógrafa Teresa Montero, que contextualizam o material no tempo, no espaço e nas inúmeras citações a personalidades e referências culturais.

Ele comentou a importância da obra de Clarice e destacou que ela não apresentava característica de se planejar para escrever seus livros. "A Clarice não gostava de fazer uma autoanálise do próprio trabalho e comentar as razões levaram a fazer determinado livro. Ela fazia uma literatura instintiva. Não era daqueles escritores que planeja um livro com todos os personagens e vai preenchendo as situações com um roteiro. Ela escrevia para ver o que iria acontecer, não sabia para onde ia", afirmou o pesquisador. 

Para o livro, foram selecionadas cartas relevantes, com interesse literário ou biográfico, sendo excluídos missivas comerciais, bilhetes e recados de caráter efêmero. A editora manterá as futuras edições abertas à inclusão de textos que possam surgir a partir da publicação desta obra. 

A autora comemora 100 anos em 10 de dezembro de 2020. Clique aqui e confira mais detalhes sobre o compilado
 

Notícias relacionadas