Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cultura

Credores definem futuro da Livraria Saraiva nesta quinta

Rede fechou as quatro Mega Stores de Salvador no último mês

Credores definem futuro da Livraria Saraiva nesta quinta

Foto: Divulgação

Por: Pedro Oliveira no dia 15 de outubro de 2020 às 13:38

A Livraria Saraiva, que fechou as quatro Mega Stores de Salvador no último mês, terá o futuro definido hoje (15), em uma assembleia constituída pelos credores da empresa. No encontro, será avaliado o novo plano de recuperação judicial das corporações Saraiva e Siciliano S.A. e Saraiva Livreiros S.A. 

Pela nova proposta, a Saraiva quer reunir suas lojas (físicas ou virtual) em três unidades produtivas isoladas (UPIs), que seriam colocadas à venda. 

A primeira unidade corresponde às "Lojas". A varejista espera arrecadar pelo menos R$ 189 milhões com a venda dos contratos de locação, de trabalho e de consignação de livros referentes a 23 lojas. A segunda UPI foi apelidada de "Site" - refere-se ao e-commerce pelo qual a Saraiva pede R$ 150 milhões. A terceira UPI é a "Mista" cujo valor mínimo não foi definido e dará ao comprador a possibilidade de escolher quais lojas combinadas com o e-commerce pretende comprar. 

A proposta é se desfazer de uma das unidades, com a empresa se comprometendo a usar 75% da entrada para pagar dívidas. Os 25% restantes seriam mantidos em operação, como capital de giro. O novo plano precisa ser aprovado pela maioria simples dos credores durante a assembleia.