Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 15 de março de 2024

Economia

Relator da PEC Emergencial retira artigo que previa fim dos gastos mínimos em saúde e educação

Decisão aconteceu após perceber que maioria do Senado é contrária à medida

Relator da PEC Emergencial retira artigo que previa fim dos gastos mínimos em saúde e educação

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Adele Robichez no dia 26 de fevereiro de 2021 às 11:00

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial no senado, Márcio Bittar (MDB-AC), afirmou, em entrevista ao canal CNN, que vai retirar do seu parecer o artigo que previa o fim dos gastos mínimos em saúde e educação. A decisão tem o objetivo de preservar outras medidas de ajuste fiscal na proposta, já ele percebeu que a maioria do Senado é contrária à medida.

“O que hoje no plenário deu para perceber é que o Senado praticamente enterrou, mostrou que é contra a desvinculação e que é contra até o debate. Se eu mantivesse a desvinculação, poderia comprometer todo o processo. Então, não vou agir com o fígado, embora eu tenha saído com o fígado inchado ontem do plenário”, disse Bittar à CNN.

Na próxima terça-feira (2), o relator apresentará um novo parecer a ser votado na quarta-feira (3). O texto prevê medidas para o controle do crescimento de despesas obrigatórias e visa o reequilíbrio fiscal. A medida deve auxiliar na renovação do auxílio emergencial pago a pessoas vulneráveis durante a pandemia de coronavírus.