Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 14 de março de 2024

Economia

Brasil pode virar Venezuela rapidamente com erros na economia, diz Guedes

Ao defender sua agenda liberal, Guedes disse que ela abrirá um caminho de prosperidade para o país

Brasil pode virar Venezuela rapidamente com erros na economia, diz Guedes

Foto: Edu Andrade/Ascom

Por: Kamille Martinho no dia 02 de março de 2021 às 11:20

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil pode virar uma Argentina ou uma Venezuela caso continue aumentando seu endividamento e tome decisões erradas de política econômica.

"Para virar a Argentina, seis meses; para virar Venezuela, um ano e meio. Se fizer errado, vai rápido. Agora, quer virar Alemanha, Estados Unidos? [São necessários] dez, quinze anos na outra direção", afirmou em entrevista gravada na última sexta-feira (26) e veiculada na manha de hoje (2) pelo podcast Primocast.

Ao defender sua agenda liberal, Guedes disse que ela abrirá um caminho de prosperidade para o país. "Você prefere juro baixo, muito investimento, emprego, renda, Bolsa subindo, todo mundo ganhando, estourando champagne, um país da prosperidade, ou prefere ir para a Venezuela?", questionou.

Na semana marcada pela queda de valor de mercado da Petrobras na Bolsa após o presidente Jair Bolsonaro anunciar a troca do presidente da estatal em meio a críticas à política de preços dos combustíveis, Guedes defendeu privatizações para que empresas possam, inclusive, gerar recursos para os mais carentes. Ele ainda criticou, sem citar nomes, o uso de estatais para beneficio da classe política e financiamento de campanhas eleitorais.