Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Fundo de investimentos cria alternativa de crédito para empresas baianas

Economia

Fundo de investimentos cria alternativa de crédito para empresas baianas

FIDC Arazul Desenvolve Bahia vai usar 100% do dinheiro investido por baianos na compra de direitos creditórios

Fundo de investimentos cria alternativa de crédito para empresas baianas

Foto: Reprodução / Facebook

Por: Augusto Romeo no dia 16 de abril de 2021 às 09:59

A Arazul Capital, plataforma múltipla de operações no mercado financeiro, criou, em parceria com Carlos Falcão, líder do Grupo Business Bahia, um produto financeiro com DNA baiano, o FIDC Arazul Desenvolve Bahia. 

O fundo de investimentos em diretórios créditos - pensando de maneira específica para investidores e empresas baianas - foi desenvolvido com o intuito de criar alternativas para a seguinte descorrelação histórica: o Nordeste é uma das regiões mais relevantes na economia brasileira, contribuindo com 14,3% do Produto Interno Bruto (PIB), mas conta apenas com 7% do crédito privado do país.

Sendo um fundo de investimentos em direitos creditórios, o FIDC tem como premissa utilizar 100% do dinheiro investido por baianos em compra de direitos creditórios das empresas baianas. Além disso, esse fundo contará com investidores baianos e de outras regiões, atraindo liquidez também de fora do estado, que será injetada no caixa das empresas baianas. Dessa maneira, a liquidez dos baianos financiará empresas baianas, ampliando o ciclo virtuoso de geração de riqueza do estado da Bahia.

"Aqui temos grandes empresas e empresários, um mercado consumidor importante e uma economia estabilizada. O que precisamos para prosperar ainda mais é acesso a crédito. Como a Bahia possui o maior PIB do nordeste (28%), é quem mais sofre com esse impacto negativo. É um desafiado bastante motivador, afinal, apesar de nascida em São Paulo, a Arazul Capital possui três sócios soteropolitanos, portanto, um forte DNA baiano", afirmou Fábio Lima, sócio da Arazul Capital.

Hoje, no Brasil, existem mais de 900 FIDCs. Em 2019, a soma do patrimônio líquido dos FIDCs cresceu 50%, chegando a R$ 154 bi. Em 2020, continuou crescendo e alcançou R$ 175 bi de patrimônio líquido. Esse crescimento faz com que os FIDCs sejam considerados um dos veículos de investimento mais sólido do mercado de capitais brasileiro.