Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Economia

Preço da gasolina deve cair 8% após mudança na cobrança do ICMS, estima Arthur Lira

Para presidente da Câmara, da maneira como é cobrado atualmente, o imposto estadual se tornou o “vilão” da escalada de reajustes

Preço da gasolina deve cair 8% após mudança na cobrança do ICMS, estima Arthur Lira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 14 de outubro de 2021 às 11:20

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) prevê redução de 8% no preço da gasolina com a mudança na forma de cobrança do ICMS. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Lira disse que o litro do etanol vai cair 7% e do diesel 3,7%.

A proposta para que o ICMS passe a incidir sobre um valor médio dos combustíveis nos últimos dois anos foi aprovada com o voto favorável de quase 400 deputados.

Da maneira como é cobrado atualmente, o imposto estadual se tornou o “vilão” da escalada de reajustes, afirma o presidente da Câmara.

“O ICMS é o vilão do aumento que o dólar e o petróleo façam com que a Petrobras repasse. Ele sobe geometricamente. O discurso que é feito que ele é um percentual fixo é verdade, mas [a porcentagem fixa de cada estado] em cima de uma cadeia geometricamente ele [preço] se multiplica. Isso pesa demasiadamente no bolso do contribuinte e como o Governo Federal já advém para os combustíveis, ou seja, é fixo o seu imposto, o ICMS na proposta aprovada ou não vai fazer essa média dos últimos dois anos, vai se encontrar um preço fixo da gasolina e os estados terão liberdade de fixar o percentual que for conveniente”, explicou. 

Segundo Arthur Lira, a previsão de redução está baseada nos estudos que sustentam a proposta. 

Preço da gasolina deve cair 8% após mudança na cobrança do ICMS, estima Arthur Lira - Metro 1