Sábado, 04 de dezembro de 2021

Economia

Bahia exportará cacau para os Emirados Árabes, anuncia Rui em agenda em Dubai

Governador visitou unidade de empresa especializada na fabricação de produtos agrícolas

Bahia exportará cacau para os Emirados Árabes, anuncia Rui em agenda em Dubai

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Por: Metro1 no dia 28 de outubro de 2021 às 11:30

A Dubai Multi Commodities Center (DMCC), especializada na importação e exportação de produtos agrícolas dos Emirados Árabes, passará a adquirir o cacau baiano produzido em Ilhéus. A parceria foi fechada nesta quinta-feira (28), durante visita do governador Rui Costa (PT) à sede da empresa em seu último dia de agendas no exterior.

Rui conheceu a unidade de processamento de café que compra, avalia, empacota e exporta o produto de várias partes do mundo. "Nós produzimos o melhor cacau do Brasil e eles estão muito interessados em começar o processamento do cacau baiano. Vamos aproveitar e mandar para eles outros produtos, como algodão, castanha de caju e o café gourmet, que também têm muito potencial e são de extrema qualidade", afirmou Rui.

O presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Luis Carlos Bergamashi, que integra a comitiva, aproveitou a oportunidade para apresentar o algodão produzido no oeste da Bahia. 

O CEO da DMCC, Ahmed Bin Sulayem, disse que a primeira amêndoa de cacau que será processada por eles será baiana. "Estive em Ilhéus e conheci o sistema cabruca de plantação, que é incrível. Contamos com a Bahia para essa parceria comercial com o cacau", explicou Sulayem.

Ainda nesta quinta-feira, o governador terá uma reunião com a Sinoma, fabricante chinesa de pás eólicas usadas na produção de energia limpa. Será a última agenda desta missão internacional que começou em 18 de outubro e já passou pela Alemanha, Cazaquistão, República Tcheca e está sendo encerrada nos Emirados Árabes.

Bahia exportará cacau para os Emirados Árabes, anuncia Rui em agenda em Dubai - Metro 1