Economia
Vendas no comércio registraram a maior queda da história em 2015, diz IBGE
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que as vendas do comércio varejista brasileiro despencaram no último ano, fechando em queda de 4,3%. [Leia mais...]
Foto: Reprodução/USP Imagens
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que as vendas do comércio varejista brasileiro despencaram no último ano, fechando em queda de 4,3%. É a maior baixa da série história do instituto, iniciada no ano de 2001. O aumento das taxas de juros e a diminuição da renda foram os pontos principais para a redução no consumo.
As vendas que tendem a aumentar no mês de dezembro, registraram recuo de 2,7% sobre novembro, interrompendo uma sequência de duas taxas positivas. O IBGE informou ainda que o setor, nessa base de comparação, está 9,5% abaixo do ponto mais alto da série, observado em novembro de 2014. Já na comparação com o mês de 2014, o varejo vendeu 7,1% a menos.
O segmento de móveis e eletrodomésticos teve a queda mais expressiva (-14%). Hipermercados e supermercados também venderam menos no ano passado. A baixa de 2,5% foi a maior desde 2003, influenciada também pela queda da renda dos trabalhadores e devido ao aumento dos preços dos alimentos. O único setor que não sofreu queda foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que cresceu 3% em 2015.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.