Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Brasil perde selo de bom pagador da agência de risco Moody's

Economia

Brasil perde selo de bom pagador da agência de risco Moody's

O Brasil foi novamente rebaixado por mais uma agência de classificação de riscos, nesta quarta-feira (24). Agora, foi a vez da Moody's reduzir a nota do país e retirar o grau de investimento – selo de bom pagador. [Leia mais...]

Brasil perde selo de bom pagador da agência de risco Moody's

Foto: Reprodução/Shutterstock

Por: Gabriel Nascimento no dia 24 de fevereiro de 2016 às 10:23

O Brasil foi novamente rebaixado por mais uma agência de classificação de riscos, nesta quarta-feira (24). Agora, foi a vez da Moody's reduzir a nota do país e retirar o grau de investimento – selo de bom pagador. A nota caiu dois degraus de uma vez: passou de Baa3, o último nível dentro do grau de investimento, para Ba2, que é categoria de especulação. A agência também colocou o Brasil em perspectiva negativa, indicando que um novo rebaixamento pode ocorrer.

Por meio de nota, a Moody's informou que o corte foi influenciado pela maior deterioração das métricas de crédito do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com expectativa de que a dívida do governo ultrapasse 80% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos três anos. A agência aponta ainda a "dinâmica política desafiadora" vai continuar a complicar os esforços de consolidação fiscal e atrasar as reformas estruturais.

Entre as três maiores agências internacionais, somente a Moody's mantinha o Brasil com grau de investimento. A primeira a tirar o selo de bom pagador do Brasil foi a Standard and Poor's (S&P), em setembro do último ano. Há uma semana, a agência voltou a rebaixar a nota brasileira. Em dezembro, foi a vez da Fitch, que ao mesmo tempo colocou a nota do país em perspectiva negativa, indicando que ela pode voltar a ser rebaixada.