Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Grupo de super-ricos de 13 países pede para pagar impostos; não há brasileiros na lista

Economia

Grupo de super-ricos de 13 países pede para pagar impostos; não há brasileiros na lista

Entre os signatários estão o ator Mark Ruffalo, conhecido como pelo papel do herói Hulk em filmes da Marvel

Grupo de super-ricos de 13 países pede para pagar impostos; não há brasileiros na lista

Foto: Reprodução/ Instagram

Por: Metro1 no dia 20 de janeiro de 2023 às 09:31

Um grupo de 205 super-ricos de 13 países divulgou, em carta aberta, um pedido às autoridades para que aumentem os impostos que eles mesmos pagam como forma de ajudar as economias, diminuir a desigualdade e melhorar a qualidade das democracias. Entre os signatários estão o ator Mark Ruffalo, conhecido como pelo papel do herói Hulk em filmes da Marvel, e os irmãos Abigail e Tim Disney, herdeiros da multinacional de mídia. Não há nenhum brasileiro na lista. 

O grupo, que se autodenomina “Milionários Patriotas”, pediu aos líderes mundiais e executivos de negócios pela introdução, de forma urgente, como meio de combater a “extrema desigualdade”. 

"A história das últimas cinco décadas é a história da riqueza indo para nenhum lugar além de para cima. Nos últimos anos, essa tendência se acelerou muito. A solução é simples para todos verem. Vocês, nossos representantes globais, devem tributar a nós, os super-ricos, e devem começar agora", diz a carta destinada aos líderes presentes no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"A falta de ação atual é bastante preocupante. Um encontro da 'elite global' em Davos para discutir 'cooperação num mundo fragmentado' não tem sentido se vocês não atacam a raiz da divisão", prossegue. "Defender a democracia e construir a cooperação requer ações para construir economias mais justas agora - não é um problema que pode ser deixado para nossos filhos resolverem. Agora é a hora de enfrentar a riqueza extrema; agora é a hora de tributar os super-ricos", completa.