Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Economia

Após divulgação de resultado do PIB, Haddad garante que economia vai crescer 3% em 2023

Posicionamento do ministro é confirmado pelo mais recente boletim macrofiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda

Após divulgação de resultado do PIB, Haddad garante que economia vai crescer 3% em 2023

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de dezembro de 2023 às 13:48

Atualizado: no dia 05 de dezembro de 2023 às 14:09

Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o resultado de crescimento de 0,1% da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil irá crescer 3% em 2023.

Haddad revelou ainda que se sentiu surpreendido com o crescimento do terceiro trimestre e pediu ao Banco Central que siga "fazendo seu trabalho", em uma alusão ao processo de corte da taxa básica de juros da economia.

“Nós vamos crescer 3% este ano. Nós atingimos uma taxa de juros muito elevada em julho, e o BC começou a cortar a taxa de juros a partir de agosto [...] o brasileiro pode esperar uma economia cada vez mais forte”, disse.

A fala do ministro é confirmada pelo mais recente boletim macrofiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que apontou previsão de crescimento de 3% no país. Já o boletim Focus, divulgado na segunda-feira (4) pelo Banco Central, aponta que o Brasil deve crescer 2,8% neste ano.