Economia
PIB do Brasil tem maior alta desde 4º trimestre de 2020
Ministro da Fazenda comemorou crescimento de 1,4% no segundo trimestre
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Produto Interno Bruno (PIB) avançou 1,4% no segundo trimestre de 2024, em relação aos três primeiros meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analistas esperavam uma alta de 0,9%. O número é o maior desde o quarto trimestre de 2020.
Após a divulgação dos dados, analistas passaram a enxergar crescimento maior para o acumulado deste ano. O IBGE disse que tanto o consumo das famílias quanto o do governo cresceram 1,3% ante o primeiro trimestre. O Ministério da Fazenda antecipou, em nota, que deve rever para cima a expansão econômica para 2024. “A projeção do Ministério da Fazenda para o crescimento do PIB de 2024, atualmente em 2,5%, deverá ser revisada para cima, tornando-se mais próxima do crescimento observado em 2023”, informou a pasta.
"Nós vamos, provavelmente, reestimar o PIB para o ano que, pela força com que vem se desenvolvendo, pode superar 2,7%, 2,8%, e há instituições que já estão projetando PIB superior a 3%. Isso pode ensejar uma reprojeção de receitas para o ano que vem", disse o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O número divulgado pelo IBGE nesta terça é o 12º resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais.
Segundo a BBC News, o país está em 6º lugar entre as economias do G20 que mais cresceram neste ano, tendo crescido 2,5% nos 12 meses anteriores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.