Economia
Pela primeira vez em dois anos, Copom eleva Selic e taxa vai a 10,75% ao ano
Essa é a primeira alta em dois anos
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a Selic, taxa básica de juros da economia, em 0,25 ponto percentual. O índice chega a 10,75% ao ano. Essa é a primeira alta em dois anos.
A última alta havia acontecido em agosto de 2022, quando a Selic subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após um ano nesse nível, houve seis cortes consecutivos de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas últimas reuniões de junho e julho, não houve corte, a taxa foi mantida em 10,5% ao ano.
O Copom justificou a alta desta vez citando as pressões do mercado de trabalho, o hiato produtivo (economia caminhando para consumir mais que a capacidade de produção), alta das estimativas para a inflação e desancoragem das expectativas de inflação. Sobre a possibilidade de novas altas no futuro, o comunicado do Comitê.
No comunicado, o Copom afirmou ainda que essa decisão é “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”. Votaram pela alta os diretores indicados pelo ex-presidente Bolsonaro - Roberto Campos Neto (presidente), Diogo Abry Guillen, Otávio Ribeiro Damaso, Carolina de Assis Barros e Renato Dias de Brito Gomes -, assim como os nomes indicados pelo presidente Lula - Ailton de Aquino, Gabriel Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.