Economia
PAC e emendas podem bancar ressarcimento de vítimas de descontos ilegais do INSS, diz Fazenda

Investidores aguardam negociações entre autoridades dos Estados Unidos e China no fim de semana e analisam dados de inflação no Brasil
Foto: Freepik
O dólar abriu em leve queda nesta sexta-feira (9), recuando 0,06%, a R$ 5,6587, enquanto investidores aguardam negociações entre autoridades dos Estados Unidos e China no fim de semana e analisam dados de inflação no Brasil. A queda interrompe uma sequência de três altas consecutivas da moeda, que havia acumulado valorização de 1,56%. No ano, o dólar ainda apresenta desvalorização de 8,37%.
Na véspera, a moeda americana caiu 1,43%, a R$ 5,661, impulsionada por um cenário de otimismo no mercado. A Bolsa brasileira também reagiu positivamente, fechando em alta de 2,12%, aos 136.231 pontos, puxada por ações como as da Bradesco, que subiram mais de 15% após divulgação de resultados acima do esperado. O Ibovespa chegou a superar momentaneamente sua máxima histórica, atingindo 137.634 pontos.
Esse movimento foi influenciado por fatores internos e externos, como o anúncio de um acordo tarifário entre EUA e Reino Unido e decisões sobre juros nos dois países. No Brasil, o Banco Central elevou a taxa Selic para 14,75% ao ano, maior nível em 19 anos, mas sinalizou possível encerramento do ciclo de alta. Segundo analistas, isso contribuiu para o otimismo dos investidores e o bom desempenho nos mercados de câmbio e ações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.