
Economia
Gripe aviária: Arábia Saudita amplia restrição à importação do frango brasileiro
País é o 2º maior comprador de frango do Brasil em 2025; Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram a restrição somente para importações do RS

Foto: Freepik
A Arábia Saudita ampliou a restrição das importações de carne de frango brasileira. O país é o 2º maior importador do produto em 2025, representando 11% do total do destino do produto entre janeiro a abril deste ano, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
De acordo com atualização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Arábia Saudita suspendeu a compra de produtos com origem em todo o estado do Rio Grande do Sul. Até a última quarta-feira (21), o país estava adotando restrições somente à compra do frango produzido em Montenegro (RS), cidade onde foi detectado o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial.
Por outro lado, a Rússia, a Bielorrússia, a Armênia e o Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica das importações para o estado do Rio Grande do Sul. Os Emirados Árabes Unidos também entraram na lista de países que adotaram restrições à importação de frango após detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Montenegro (RS). A suspensão vale somente para o município gaúcho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.