
Economia
Governo priorizará fabricantes nacionais em compra de US$ 2,4 bilhões ao SUS
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Foto: Secom/PMI
O governo vai investir R$ 2,4 bilhões em compras de mais de 10 mil equipamentos de saúde para atendimento básico e cirurgias do SUS, aplicando margens de preferência para equipamentos feitos no Brasil e que sejam produzidos com tecnologia nacional. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
"O governo do presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] seguirá mobilizando todos os instrumentos para defender a economia brasileira, como é o caso das compras públicas, que têm um papel importante para fortalecer o setor de dispositivos médicos”, afirma o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Segundo o MDIC, os produtos brasileiros poderão ser adquiridos mesmo que seus preços sejam entre 10% e 20% superiores aos similares importados. As compras para o Sistema Único de Saúde (SUS) serão feitas pelo Ministério da Saúde, via edital, no âmbito do PAC-Saúde. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o momento atual reforça a importância de fortalecer as empresas e a indústria brasileiras para maior soberania e segurança no setor de saúde.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.