Quarta-feira, 03 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

PIB desacelera e cresce 0,4% no 2º trimestre, diz IBGE

Economia

PIB desacelera e cresce 0,4% no 2º trimestre, diz IBGE

Resultado ainda representa uma forte desaceleração em comparação aos três primeiros meses do ano

PIB desacelera e cresce 0,4% no 2º trimestre, diz IBGE

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de setembro de 2025 às 10:26

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2025, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (2). Os dados fazem parte do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do instituto.

A atividade totalizou R$ 3,2 trilhões. Com esse resultado, o PIB cresceu pelo 16º trimestre consecutivo e atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. Os segmento de Serviços e Consumo das Famílias também atingiram patamares recordes. 

No entanto, o resultado ainda representa uma forte desaceleração em comparação aos três primeiros meses do ano, quando a economia cresceu 1,3%, e veio levemente acima das estimativas do mercado, que previa alta de 0,3%. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 2,2%.