
Economia
Lula prepara decreto para estimular a reciclagem de plástico, diz Alckmin
Vice-presidente participou da entrega de 10 caminhões para cooperativas de reciclagem nesta quinta-feira (4)

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira (4) que o governo federal prepara um decreto para estimular a reciclagem de plástico. Ele participou pela manhã da entrega de 10 caminhões para cooperativas de reciclagem, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
“O presidente Lula vai assinar um decreto do plástico, que é a maior renda das cooperativas. O volume do plástico é maior. Vai obrigar a economia circular. As indústrias que põem o plástico na rua e no mercado vão ter que mostrar que elas conseguem pegar esse plástico de volta e fazer a economia circular. Esse decreto vai super importante porque vai valorizar o plástico coletado”, declarou Alckmin.
Em abril, o governo publicou um decreto para regulamentar as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, está autorizada a importação dos materiais apenas para fins industriais específicos, como a transformação de materiais e minerais estratégicos.
“A indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular”, diz o texto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.