
Economia
Governo descarta realização de novo CNU em 2026, diz ministra
Primeira fase da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado será realizada neste domingo (5)

Foto: Divulgação/Ministério da Gestão e da Inovação
O governo federal descarta, por ora, a realização de um novo Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026, informou a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, na quarta-feira (1°).
Para o ano que vem, a expectativa é que o governo federal convoque os excedentes dos concursos públicos já em andamento. “Não há previsão de um novo Concurso Público Nacional Unificado. O que está programado para 2026, já incluído no nosso orçamento, é a convocação de excedentes de diferentes concursos em andamento, incluindo a própria chamada da segunda edição do CNU”, afirmou a ministra.
A segunda edição do CNU será realizada no próximo domingo (5) em mais de 220 cidades brasileiras. Nesta edição, o concurso terá dois dias de aplicação de provas. A primeira fase será em 5 de outubro. A prova será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário. Os aprovados nesta etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.