
Economia
Trump revoga tarifa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros
Medida assinada por ordem executiva tem efeito retroativo, garante reembolso de taxas e retira sobretaxas sobre café, carne, frutas e outros itens exportados pelo Brasil

Foto: Official White House/Daniel Torok
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, determinou nesta quinta-feira (20) a retirada das tarifas de 40% que incidiam sobre a importação de uma série de produtos agrícolas brasileiros. A decisão, formalizada por meio de uma ordem executiva, passa a valer retroativamente desde 13 de novembro.
A lista divulgada no anexo da ordem inclui itens como café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves, todos de grande peso na pauta de exportações do Brasil para o mercado norte-americano. Com a revogação, esses produtos deixam de ser afetados pelo tarifaço que havia sido imposto anteriormente pelo governo dos EUA.
De acordo com a Casa Branca, os valores pagos em impostos desde o dia 13 deverão ser devolvidos às empresas importadoras. A medida também ajusta sua vigência à decisão anunciada na sexta-feira (14), que reduziu tarifas “recíprocas” aplicadas a commodities agrícolas de diversos países. Antes da mudança, os produtos brasileiros estavam sujeitos a uma alíquota de 10%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

