
Economia
Terceiro trimestre registra aumento de 0,1% na economia brasileira, aponta IBGE
Segundo IBGE, crescimento não é considerado significativo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A economia brasileira saltou no terceiro trimestre de 2025 com aumento de 0,1% comparado ao segundo trimestre e atingiu o maior patamar já registrado.
No terceiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) apresenta alta de 1,8%, e em quatro trimestres, expandiu para 2,7%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considerou como estável o crescimento de 0,1% na economia, ou seja, não foi uma mudança significativa.
A indústria apresentou o maior crescimento (0,8%) na passagem do segundo para o terceiro trimestre, seguida pela agropecuária (0,4%). As atividades dos serviços que movimentaram o PIB tiveram destaque em setores como transporte, armazenagem e correio, representando elevação de 2,7%. O setor de informação e comunicação vem logo em seguida, com 1,5% de aumento, enquanto nas atividades imobiliárias, a expansão foi de 0,8%.
O comércio, que também está no grupo de serviços, avançou 0,4%. Enquanto a agropecuária, os serviços e o consumo das famílias alcançaram nível recorde, a indústria está 3,4% abaixo do nível mais alto, atingido no terceiro trimestre de 2013. O desempenho da atividade de transportes é resultado do escoamento da produção extrativa mineral e agropecuária, segundo Cláudia Dionísio, analista das Contas Trimestrais do IBGE.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

