Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde

Economia

Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde

Aneel confirma ausência de cobrança extra na energia elétrica no início de 2026

Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de dezembro de 2025 às 18:51

O consumidor brasileiro começará 2026 pagando menos na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que, em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá cobrança adicional pelo consumo de energia elétrica.

Segundo a agência, apesar de o período chuvoso ter começado com volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram, de forma geral, manutenção das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o país. Esse cenário garantiu maior segurança no sistema elétrico.

De acordo com a Aneel, em janeiro de 2026 não será necessário acionar as usinas termelétricas na mesma intensidade observada no mês anterior. “Isso evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, explicou a agência reguladora.

Ainda em dezembro, houve redução da bandeira tarifária vermelha patamar 1 para amarela. A mudança diminuiu o valor extra cobrado de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Para o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética. Isso porque não há necessidade de acionamento intensivo das termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.