Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 28 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Bancos e fintechs emitem nota conjunta em defesa do Banco Central em meio a caso Master

Economia

Bancos e fintechs emitem nota conjunta em defesa do Banco Central em meio a caso Master

Manifestação ocorre em meio a questionamentos de outras autoridades sobre processo do Banco Master

Bancos e fintechs emitem nota conjunta em defesa do Banco Central em meio a caso Master

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de dezembro de 2025 às 18:30

Associações de bancos e de fintechs divulgaram, neste sábado (27), uma nota conjunta em defesa da atuação do Banco Central do Brasil (BC) após a decretação de liquidação do Banco Master. A manifestação ocorre em meio a questionamentos de outras autoridades sobre o processo, que, segundo integrantes da autarquia, configurariam ataques à atuação do regulador.

No comunicado, ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito), Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Zetta (Associação que representa empresas do setor financeiro e de meios de pagamentos) afirmam que a eventual revisão ou reversão de decisões técnicas do BC pode gerar instabilidade regulatória, insegurança jurídica e comprometer a confiança no funcionamento do sistema financeiro. As entidades destacam que a supervisão preventiva do Banco Central foi fundamental para evitar crises de solvência e liquidez, inclusive durante períodos críticos como a crise de 2008 e a pandemia.

As associações ressaltam ainda que o BC tem mandato legal para proteger a estabilidade financeira e minimizar riscos de contágio sistêmico. Embora reconheçam o papel do Poder Judiciário na análise dos aspectos legais das decisões, defendem a preservação da autoridade técnica e da independência institucional do Banco Central, consideradas essenciais para a solidez e a credibilidade do sistema financeiro brasileiro.