Sexta-feira, 03 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Receita Federal não paga 17 mil restituições por inconsistência nos dados

Economia

Receita Federal não paga 17 mil restituições por inconsistência nos dados

Fisco orienta correção no e-CAC ou aplicativo; valores serão liberados nos próximos lotes após regularização

Receita Federal não paga 17 mil restituições por inconsistência nos dados

Foto: Reprodução/Freepik

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2026 às 14:09

A Receita Federal alertou contribuintes que não receberam a restituição do último lote do Imposto de Renda, liberado em 20 de março. Segundo o órgão, 17.744 pagamentos não foram efetivados, principalmente por inconsistências nos dados bancários informados nas declarações.

O valor total pendente de devolução é de cerca de R$ 265,6 milhões. Enquanto as informações não forem corrigidas, os recursos não poderão ser repassados.

De acordo com o Fisco, tanto pessoas físicas quanto jurídicas foram notificadas por meio da Caixa Postal no portal e-CAC ou pelo aplicativo oficial da Receita. O órgão reforça que mensagens recebidas por outros canais, especialmente com links, pedidos de pagamento ou solicitação de dados pessoais, podem indicar tentativas de golpe.

Após a regularização, o sistema permitirá uma nova tentativa de crédito nos próximos lotes, que são realizados mensalmente.

Para acessar a Caixa Postal, o contribuinte deve entrar no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), fazer login com a conta gov.br e localizar a opção “Caixa Postal” no menu de serviços. O acesso também pode ser feito pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para celulares, na área de mensagens.

A Receita orienta que os contribuintes acompanhem regularmente esse canal, utilizado para comunicar pendências, restituições não creditadas e necessidade de atualização cadastral.