
Economia
PIB do Brasil cresce 1,1% no 1º trimestre de 2026, aponta IBGE
Resultado foi impulsionado pela agropecuária, enquanto consumo das famílias e investimentos também avançaram no período

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,1% entre janeiro e março de 2026, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o resultado, a economia do país movimentou R$ 3,3 trilhões no primeiro trimestre do ano.
O desempenho representa um ritmo maior de crescimento em relação ao fim de 2025, quando o PIB havia registrado alta de 0,3%. Na comparação com os três primeiros meses do ano passado, a expansão foi de 1,8%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses chegou a 2%.
A agropecuária voltou a liderar o desempenho entre os setores da economia, com crescimento de 2% nos primeiros três meses do ano. O avanço foi impulsionado pelas condições climáticas favoráveis, aumento da produtividade e expansão da área plantada, especialmente no cultivo da soja.
A indústria também apresentou resultado positivo, com alta de 1%, puxada principalmente pelas atividades extrativas minerais e pela construção civil, que cresceram 3,6% e 2,9%, respectivamente. Já o setor de serviços avançou 0,5%, com destaque para as áreas de informação e comunicação (2,4%) e atividades imobiliárias (1,2%).
Consumo das famílias e investimentos avançam
O consumo das famílias cresceu 1% no primeiro trimestre, desempenho superior ao registrado nos últimos três meses de 2025, quando a alta havia sido de 0,2%. Os investimentos no país, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), avançaram 3,5% no período, enquanto o consumo do governo teve crescimento de 0,4%.
No setor externo, as exportações recuaram 1,7%, enquanto as importações cresceram 4,4%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

