
Economia
Produção industrial tem pior resultado para agosto em 11 anos, diz CNI
Levantamento da CNI aponta queda na produção em agosto e quarta retração consecutiva na intenção de investimento da indústria

Foto: Canva
A produção industrial brasileira teve, em agosto, o pior resultado para o mês em 11 anos, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (21). O índice que mede a evolução da produção ficou em 46,3 pontos, uma queda de 4,7 pontos em relação a julho.
Resultados abaixo de 50 pontos indicam retração da atividade. A pesquisa ouviu 1.403 empresas entre 1º e 11 de setembro. Segundo a CNI, o resultado de agosto só não foi menor que o registrado em 2015, quando o índice chegou a 42,7 pontos. A entidade também destacou que a retração ocorre em um período em que normalmente há crescimento da produção.
O cenário ocorre em meio à manutenção de juros elevados. Apesar de a Selic ter passado por cinco cortes consecutivos e chegado a 13,75% ao ano, o juro real brasileiro permanece entre os maiores do mundo. A intenção de investimento da indústria também recuou em setembro, passando de 52,6 para 51,3 pontos.
Foi a quarta queda consecutiva do indicador, que atingiu o menor nível desde agosto de 2020 e acumula retração de 3,5 pontos desde maio. No segundo trimestre de 2026, a indústria cresceu 0,1% no PIB, enquanto a agropecuária avançou 2,8%, segundo dados do IBGE.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

