Economia
Região Metropolitana de Salvador tem menor inflação do país em março
O item que individualmente mais contribuiu para segurar o IPCA-15 de março foi o tomate (-15,94%). Além dos alimentos, a redução nos preços das passagens aéreas (-16,55%) também cooperou com a queda do IPCA-15 de março em Salvador. [Leia mais...]
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) apresentou o menor Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 do Brasilm ao passar de 0,78% em fevereiro para -0,09% em março. O IPCA-15 é uma prévia do IPCA, o indicador oficial da inflação no país, e mostra qual será a tendência do resultado do final do mês.
De acordo com a Agência IBGE Notícias, a RMS marcou 0,1%, menor taxa de todo o país, o que coloca a região abaixo da média nacional (0,87%). A porcentagem representa também o menor índice de março desde 2012, quando IPCA-15 passou a registrar séries regionais.
A variação negativa foi ocasionada pela baixa do grupo Alimentação e Bebidas (-0,84%), fortemente motivada pela diminuição dos preços da alimentação no domicílio (-1,37%). O item que individualmente mais contribuiu para segurar o IPCA-15 de março foi o tomate (-15,94%). Além dos alimentos, a redução nos preços das passagens aéreas (-16,55%) também cooperou com a queda do IPCA-15 de março em Salvador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.