Economia

Produção industrial cresce 0,3% em abril, mas acumula queda de 2,7% no ano

Na comparação com abril do ano passado, a queda é de 3,9%, segundo o IBGE

[Produção industrial cresce 0,3% em abril, mas acumula queda de 2,7% no ano]
Foto : Wilson Dias/ Agência Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 04 de Junho de 2019 ⋅ 13:40

A produção industrial brasileira registrou em abril uma alta de 0,3% em comparação com o mês imediatamente anterior, de acordo com dados divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o crescimento foi insuficiente para recuperar a perda de 1,4% registrada em março.

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2019, o setor tem queda de 2,7% em comparação com o mesmo período de 2018. Já na comparação com abril do ano passado, a queda é de 3,9%.

O resultado é o pior para um mês de abril desde 2017, quando a indústria registrou alta de 0,2% ante março e queda de 4,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O desempenho negativo da produção industrial foi puxado pelas indústrias extrativas (-9,7%), que registraram o quarto resultado negativo consecutivo, acumulando nesse período uma queda de 25,7%, na esteira dos desdobramentos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Notícias relacionadas

[Copom mantém taxa de juros Selic em em 2% ao ano]
Economia

Copom mantém taxa de juros Selic em em 2% ao ano

Por Luciana Freire no dia 16 de Setembro de 2020 ⋅ 19:00 em Economia

Decisão interrompe um ciclo de cortes dos juros que vem desde julho do ano passado; em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica