Economia

Número de trabalhadores sem carteira e por conta própria atinge recorde

Já o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado chegou a 33,2 milhões

[Número de trabalhadores sem carteira e por conta própria atinge recorde ]
Foto : Arquivo/ Agência Brasil

Por Juliana Almirante no dia 29 de Novembro de 2019 ⋅ 12:00

A categoria dos empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (11,9 milhões de pessoas) foi novo recorde na série histórica, com estabilidade em relação ao trimestre anterior e alta de 2,4% (mais 280 mil pessoas) comparado ao mesmo trimestre de 2018. Os dados são da PNAD Contínua o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado chegou a 33,2 milhões, com estabilidade em relação ao trimestre encerrado em outubro deste ano e também comparado ao mesmo período do ano passado.

Por sua vez, a categoria dos trabalhadores por conta própria chegou a 24,4 milhões de pessoas, também recorde na série histórica, com estabilidade frente ao trimestre anterior e alta de 3,9% (mais 913 mil pessoas) em relação ao mesmo período de 2018.

O rendimento médio real habitual (R$ 2.317) no trimestre que terminou em outubro ficou estável em ambas as comparações. O total do rendimento real habitual (R$ 212,8 bilhões) cresceu em ambas as comparações: 1,8% frente ao trimestre móvel anterior e 2,6% frente ao mesmo período de 2018.

Notícias relacionadas

[Copom mantém taxa de juros Selic em em 2% ao ano]
Economia

Copom mantém taxa de juros Selic em em 2% ao ano

Por Luciana Freire no dia 16 de Setembro de 2020 ⋅ 19:00 em Economia

Decisão interrompe um ciclo de cortes dos juros que vem desde julho do ano passado; em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica