Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

Recuperação econômica de 2021 depende de contenção da pandemia, diz FMI

Dirigente do fundo, Kristalina Georgieva, aponta ainda para necessidade de redução do nível de incerteza

Recuperação econômica de 2021 depende de contenção da pandemia, diz FMI

Foto: IMF/World Bank Annual Meetings

Por: Juliana Almirante no dia 31 de março de 2020 às 13:20

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou hoje (31), que a previsão para uma recuperação econômica no próximo ano depende do resultado de ações de contenção da pandemia e de redução do nível de incerteza.

"Nossa previsão de uma recuperação no próximo ano depende de como conseguiremos conter o vírus e reduzir o nível de incerteza", afirmou Georgieva, de acordo com o G1.

A declaração foi em conferência telefônica com ministros de finanças e presidentes de bancos centrais dos países do G20.

Na semana passada, a chefe do FMI havia apontado que este ano deve registrar uma recessão "pelo menos tão ruim quanto durante a crise financeira global, ou pior", no entanto, que uma recuperação ainda é esperada em 2021.

"Para chegar lá, é fundamental priorizar a contenção e fortalecer os sistemas de saúde – em todos os lugares. O impacto econômico é e será severo, mas quanto mais rápido o vírus parar, mais rápida e forte será a recuperação", destacou ela, na ocasião.