Economia

Banco Central revisa para 6,4% previsão de retração do PIB em 2020

"A projeção para o PIB anual considera que o recuo no segundo trimestre será o maior observado desde 1996”, informou o BC

[Banco Central revisa para 6,4% previsão de retração do PIB em 2020]
Foto : Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Luciana Freire no dia 25 de Junho de 2020 ⋅ 21:00

O Banco Central (BC) divulgou hoje (25) seu relatório de inflação em que revisou sua projeção para a economia brasileira em 2020 e passou a projetar uma retração de 6,4% no Produto Interno Bruto (PIB). A revisão da estimativa decorre dos impactos da pandemia do coronavírus.

A expectativa anterior da instituição, divulgada em março, era de estabilidade no nível de atividade, o que significa sem alta nem queda do nível de atividade.

"A projeção para o PIB anual considera que o recuo no segundo trimestre será o maior observado desde 1996, início do atual Sistema de Contas Nacionais Trimestrais [do IBGE]", informou o Banco Central.

"Aparentemente, a projeção do FMI tem um elemento inercial muito maior. Entendemos que a forma com foi feita acaba atrelando essa crise a outras, que têm componentes diferentes. Nossa projeção, de 6,4%, tem viés de melhora", disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Notícias relacionadas