Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Economia

Reforma tributária está pronta para ir ao Congresso, diz Guedes

Ministro afirmou que espera aprovação dos parlamentares para projetos que atraiam investimentos privados ao país

Reforma tributária está pronta para ir ao Congresso, diz Guedes

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Danielle Campos no dia 04 de julho de 2020 às 19:00

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (4) que a proposta de reforma tributária está “absolutamente pronta” e deve ser enviada nos próximos dias ao Congresso. Ele participou de uma transmissão ao vivo com empresários, onde também afirmou esperar aprovação dos parlamentares, nos próximos 90 dias, para projetos que atraiam investimentos privados ao país.

“[O modelo de reforma tributária] já está pronto. Está absolutamente pronto para ser disparado. Primeiro de janeiro deste ano já estava tudo combinado”, disse Guedes.

No início do ano, o Congresso criou uma comissão mista especial para fundir as duas propostas de reforma tributária da Câmara e do Senado sobre o tema, mas a pandemia do novo coronavírus adiou os trabalhos.

Guedes prometeu dar prioridade a projetos para estimular investimentos privados e, após o fim da pandemia, priorizar projetos para gerar renda e emprego. Em relação à reforma do pacto federativo, que previa a reformulação do Estado brasileiro e a descentralização de recursos para estados e municípios, o ministro disse que a proposta se tornou menos prioritária no momento.