Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Presidente da Abase descarta desabastecimento de supermercados

Economia

Presidente da Abase descarta desabastecimento de supermercados

Segundo Joel Feldman alta do preço do arroz se deu por conta de três fatores

Presidente da Abase descarta desabastecimento de supermercados

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 22 de setembro de 2020 às 09:43


O presidente da Associação Baiana de Supermercadistas da Bahia (Abase), o empresário Joel Feldman, avaliou o atual momento da economia e o risco de desabastecimento nas prateleiras do país. Em entrevista Mário Kertész hoje (22), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele afirmou que a possibilidade é remota, mas pode ocorrer com determinados produtos. "Não acredito no desabastecimento. O Brasil é um grande produtor e tem uma indústria muito robusta, capaz de produzir não só para os brasileiros, mas para vários continentes. A gente alimenta boa parte do planeta. Não acredito em desabastecimento. Eventualmente e pontualmente, um ou outro produto pode ser que falte, como óleo de soja, mas rapidamente acho que a gente tem capacidade de retomar a produção e normalizar", declarou Feldman. Ainda segundo ele, três motivos baseiam a alta de preço de produtos como o arroz.

"A gente vive um momento que tem algumas razões para que essa inflação aconteça, especialmente na cesta de alimentos. A começar pelo arroz, tem três fatores específicos: desvalorização do real frente ao dólar, que fez com que nosso grão fosse amplamente exportado para a China, que é uma grande compradora de commodities e resolveu agora fazer estoque. O segundo fator é que os produtores de arroz vinham desacelerando o plantio. No período da pandemia, foi reduzida a área do plantio de arroz no Brasil. O terceiro é o auxílio emergencial, que possibilitou que mais de 50 milhões de brasileiros pudessem comprar um pouco mais de alimentos. Esses três fatores juntos fizeram com que o produto estivesse escasso. Por isso o preço sobe", afirma o presidente da Abase.
  
Joel Feldman avaliou os efeitos da pandemia de coronavírus para a economia global e qual o reflexo para o Brasil. "Esse momento da pandemia foi um momento crítico para a produtividade brasileira de uma maneira geral. Por conta disso, houve uma redução do plantio. E também porque os produtores de arroz alegam que o resultado estava muito ruim da operação, muito sofrida. A primeira oportunidade que tiveram para colocar o produto para fora, pago em dólar, esse produto foi exportado amplamente", destacou o empresário.