Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

‘Estou frustrado de estarmos aqui há dois anos sem vender nenhuma estatal’, diz Guedes

Economia

‘Estou frustrado de estarmos aqui há dois anos sem vender nenhuma estatal’, diz Guedes

O ministro da Economia disse que acordos políticos no Congresso têm barrado as vendas e falou em tom de cobrança do próprio governo

‘Estou frustrado de estarmos aqui há dois anos sem vender nenhuma estatal’, diz Guedes

Foto: Divulgação/Agência Senado

Por: Luciana Freire no dia 10 de novembro de 2020 às 18:30

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje (10) que se sente "bastante frustrado" pelo fato de o atual governo estar há dois anos no poder sem vender estatais. Em evento sobre desestatização, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), ele afirmou que a atual gestão foi eleita com o discurso das vendas, mas que acordos políticos impedem o avanço da agenda e que é preciso cumprir o prometido durante a campanha.

Guedes disse que acordos políticos no Congresso têm barrado as vendas e falou em tom de cobrança do próprio governo.

“Essa missão está acima da política partidária, que inclusive impediu que nós avançássemos [com] acordos políticos impedindo as privatizações. E o governo liberal-democrata que foi eleito e que falou o tempo inteiro que ia privatizar, aí tem acordo político de repente na Câmara e no Senado que não deixa privatizar. Que história é essa?”, disse.

O ministro repetiu que sua intenção ao vender ativos estatais como empresas e imóveis é levantar recursos para reduzir a dívida pública e diminuir o montante pago em juros. Segundo ele, com isso, sobraria mais dinheiro para políticas públicas, como a segurança.