Sábado, 11 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Colégio Eleitoral da UFBA define listas tríplices para reitor e vice-reitor

Educação

Colégio Eleitoral da UFBA define listas tríplices para reitor e vice-reitor

Paulo Miguez e Penildon Silva Filho vencem votação também no colegiado

Colégio Eleitoral da UFBA define listas tríplices para reitor e vice-reitor

Foto: Dário Guimarães / Metropress

Por: Metro1 no dia 02 de junho de 2022 às 08:29

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal na Bahia elegeu os nomes que comporão as listas tríplices nos processos de nomeação dos próximos reitor e vice-reitor da UFBA no quadriênio 2022-26. A sessão foi realizada na tarde de 1⁰ de junho, no auditório da Faculdade de Arquitetura. 
 
Formado pelos membros do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Colégio Eleitoral contou com quórum de 93 eleitores - 74 docentes, 8 técnico-administrativos e 11 discentes. Conselheiros que se candidataram ficaram impedidos de votar para os cargos pleiteados. A votação do colegiado, seguiu, a vontade da comunidade mantendo em primeiro lugar Paulo Miguez e Penildon Silva Filho, candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, 

Os nomes dos três mais votados para cada cargo comporão as respectivas listas tríplices. De acordo com a legislação, a nomeação do reitor é feita pelo Ministério da Educação, enquanto a nomeação do vice-reitor é feita no âmbito da Universidade.  A votação realizada nesta quarta, é a oficial, e acontece depois da consulta pública feita a comunidade acadêmica geral. 

Os candidatos tiveram direito a sustentação oral por tempo de até 15 minutos. A sessão foi transmitida ao vivo e encontra-se disponível, na íntegra, no canal da TV UFBA na plataforma youtube. 

Veja como votou o conselho:

Os 91 votantes no pleito para reitor se manifestaram da seguinte forma: 

Paulo César Miguez de Oliveira - 54 votos
Eduardo Luiz Andrade Mota - 17 votos
Olival Freire Jr. - 16 votos
Ana Katia Alves dos Santos - 2 votos
Salete Maria da Silva - 2 votos
Fernando da Costa Conceição - 0 voto 
 
Os 90 votantes no pleito para vice-reitor se manifestaram da seguinte forma: 
 
Penildon Silva Filho - 54 votos
Olívia Maria Cordeiro de Oliveira - 18 votos 
Tatiana Bittencourt Dumet - 15 votos
Célia Oliveira de Jesus Sacramento - 3 votos
Saulo Carneiro de Souza Silva - 0 voto