Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Educação

"Brasil avançou no acesso à escola, mas ainda precisa melhorar a qualidade", diz especialista

Antônio Gois salienta que a baixa qualidade não ocorre apenas nas unidades escolares públicas

"Brasil avançou no acesso à escola, mas ainda precisa melhorar a qualidade", diz especialista

Foto: Reprodução/Radio Metrópole

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 27 de julho de 2022 às 09:12

O jornalista especializado em Educação, Antônio Gois, avalia que houve um avanço no Brasil no acesso à escola, mas, segundo ele, o país ainda precisa melhorar a qualidade do ensino.  

Em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metropole nesta quarta-feira (27), Gois salienta que a baixa qualidade não ocorre apenas nas unidades escolares públicas.

"Os indicadores de escolas privadas no Brasil também são muito ruins quando comparados às escolas que atendem a elite em outros países .(...) E todos nós perdemos, do mais rico empresário ao mais pobre trabalhador, com a ausência de um projeto de educação sustentável, coerente que olhe para longo prazo", analisa Gois, que está lançando o livro "O ponto a que chegamos".   

Apesar da qualidade do ensino ser baixa, o jornalista  ressalta que, nas décadas passadas apenas 14% dos jovens entre 15 a 17 anos estavam na escola, hoje esse indicador é 75%. "A gente tem avançado em ritmo insuficiente, mas tem conseguido avançar, principalmente, depois da redemocratização", pontua.