Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Reitores do Brasil se reúnem em evento que marca fim da gestão de Salles na Ufba

Educação

Reitores do Brasil se reúnem em evento que marca fim da gestão de Salles na Ufba

Representantes de 40 instituições de ensino participam de cerimônia em Salvador, discutindo temas relativos às universidades

Reitores do Brasil se reúnem em evento que marca fim da gestão de Salles na Ufba

Foto: Divulgação/Andifes

Por: Metro1 no dia 12 de agosto de 2022 às 14:12

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é palco, nesta sexta-feira (12) e sábado (13), de uma reunião geral de reitores e reitoras de todo o Brasil. Representantes de 40 instituições de ensino participam do evento que marca o fim da gestão de João Carlos Salles, reitor da Ufba (2014-22), e discute a defasagem orçamentária imposta nos últimos anos.

A reunião é a primeira da nova diretoria da Andifes (2022-23). O presidente Ricardo Marcelo (UFPR) explicou que a realização em Salvador é "uma homenagem ao reitor João Carlos Salles", que, em função da pandemia, não pôde realizar a reunião de encerramento de seu mandato (2019-20) na sede da Ufba, conforme a tradição da Andifes.

"Salles foi um grande protagonista da Andifes e teve uma trajetória de oito anos invulgar. A primeira reunião desta nova diretoria nós fazemos em Salvador com total reconhecimento a ele", afirmou Fonseca.

Em sua fala na abertura da cerimônia, o presidente da Andifes comentou também o papel da entidade no enfrentamento à defasagem orçamentária imposta nos últimos anos ao sistema federal de educação superior. Ele definiu como "insuficiente e trágico" o orçamento de 2022. Fruto de uma defasagem já acumulada, a situação foi agravada após a confirmação do corte de 7,2% dos recursos.

Por fim, Fonseca destacou a participação da Andifes no ato público em favor do Estado Democrático de Direito realizado na USP nesta quinta-feira (11). "Não renunciaremos jamais ao papel de protagonismo" da universidade pública na defesa da democracia, disse. A Carta pela Democracia foi lida simultaneamente na Ufba.