Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Educação

/

“O problema não é a falta de recursos”, diz Paulo Miguez sobre cortes no orçamento da UFBA

Educação

“O problema não é a falta de recursos”, diz Paulo Miguez sobre cortes no orçamento da UFBA

Novo reitor da instituição foi entrevistado por Mário Kertész nesta quinta-feira (18)

“O problema não é a falta de recursos”, diz Paulo Miguez sobre cortes no orçamento da UFBA

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Por: Gabriel Amorim no dia 18 de agosto de 2022 às 09:02

Nomeado novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez foi entrevistado na manhã desta quinta-feira (18) dentro do Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metropole. Na conversa com Mário Kertész, o novo reitor falou sobre os cortes orçamentários sofridos pela universidade pelo governo Jair Bolsonaro (PL), “O problema não é a falta de recursos”, defendeu o reitor.

Segundo Miguez, os cortes perpassam mudanças ideológicas. “Nesses últimos anos, essa compreensão de que não é possível que o mundo público garanta serviços de qualidade em áreas tão sensíveis como é a educação, ciência cultura e saúde, tem por trás a ideia de que tudo pode ser comprado. O equilíbrio das contas públicas não pode ser conquistado às custas de áreas tão importantes em um país tão desigual. Saúde, ciência e educação são apostas de futuro’, acredita o reitor nomeado.

O reitor nomeado ainda chama atenção para a incongruência do argumento de que é preciso modificar o orçamento por questões de equilíbrio. “Não é uma questão de equilíbrio fiscal. Áreas de nenhuma importância acabaram sendo beneficiadas. Não é possível que se renove a frota de caminhões desse país a custa de recursos indispensáveis  ao avanço da ciência. Falta a compreensão do ponto de vista ideológico, do que significa uma universidade pública e que não tem ocupado o lugar que precisa e que merece”, aponta.

A nomeação de Paulo Miguez e Penildon Silva Filho para os cargos de reitor e vice-reitor respectivamente aconteceu na última sexta-feira (12). A posse acontece em Brasília nos próximos dias. A escolha de Miguez, respeitando a escolha da comunidade acadêmica, foi assunto de cada da edição desta semana do Jornal da Metropole.