
Educação
Governo avalia conceder isenção total da taxa de inscrição do Enem, afirma ministro
Medida serviria para atrair uma maior adesão ao Exame que neste ano teve apenas 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil

Foto: MEC
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal avalia a possibilidade de isenção total da taxa de inscrição para todos alunos que se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024. A medida poderia agir como um atrativo para a adesão à prova, que recebeu apenas 3,9 milhões de inscritos neste ano.
“Concluindo o Enem deste primeiro ano (de governo), nós vamos fazer uma série de avaliações, sobre o que podemos melhorar. Ou isenção total da taxa de inscrição para todos os alunos do Enem, ou fazer um trabalho articulado com todos os estados. Tem estados com 90% ou mais de alunos que estão no terceiro ano do ensino médio que se inscrevem no Enem, mas tem estados que não chegam a 40%”, afirmou.
Nos moldes atuais, a isenção da taxa só pode ser solicitada para pessoas que cursam a última série do ensino médio em escolas públicas públicas; para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas de rede pública ou com bolsas integrais na rede privada e com renda per capita igual ou menor a um sálario mínimo e também a inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.