Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Primeiro pagamento do Programa Pé-de-Meia será feito aos estudantes na terça-feira

Educação

Primeiro pagamento do Programa Pé-de-Meia será feito aos estudantes na terça-feira

O presidente Lula (PT) particida de cerimônia do programa na manhã desta segunda (25)

Primeiro pagamento do Programa Pé-de-Meia será feito aos estudantes na terça-feira

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2024 às 09:30

O pagamento da primeira parcela do programa Pé de Meia, incentivo financeiro-educacional do Governo Federal, começa nesta terça-feira (26) e vai até o dia 3 de abril. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de uma cerimônia na manhã desta segunda (25), no Palácio do Planalto, que marca o início dos pagamentos.

O depósito da parcela única de R$ 200 vai ocorrer de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos alunos, da seguinte forma:

26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;  27 de março: estudantes nascidos em março e abril; 28 de março: estudantes nascidos em maio e junho; 1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto; 2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro; 3 de abril: estudantes nascidos em novembro e dezembro.

Na Rádio Metropole, no último dia 11, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou a iniciativa. "É um grande programa de apoio financeiro. Ele visa reduzir as taxas de abandono das nossas escolas do país inteiro. Muitos jovens infelizmente deixam a escola porque precisam trabalhar, ajudar colocar comida em casa, e nós queremos que eles se dediquem aos seus estudos".

Conforme o MEC, o Incentivo-Matrícula será creditado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos. No caso do estudante ser menor de idade, será necessário que o responsável legal o autorize a movimentar a conta, para sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem. 

Para fazer o depósito deste primeiro incentivo, o MEC se baseará em informações enviadas pelas redes de ensino dos municípios, estados e do Distrito Federal entre 29 de fevereiro e 8 de março deste ano, por meio do Sistema Gestão Presente.