
Educação
CNU: inscrições para segunda edição começam nesta quarta-feira
Edital será publicado nesta segunda-feira e trás novidades como uma taxa única para todos os cargos

Foto: Luh Fiuza/Metrópoles
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, em coletiva de imprensa, que as inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão abertas nesta quarta-feira (data). Ao todo, serão disponibilizadas 3.652 vagas. O edital será publicado ainda hoje, embora o horário de divulgação não tenha sido confirmado.
Das vagas previstas, 2.480 são para preenchimento imediato — sendo 1.972 destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. As outras 1.172 compõem um cadastro reserva, com possibilidade de convocação após a homologação do concurso. As oportunidades estarão organizadas em nove blocos temáticos, o que permitirá ao candidato disputar diferentes cargos dentro de uma mesma área de atuação, com apenas uma inscrição.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca escolhida para aplicar as provas, que ocorrerão em duas etapas: a primeira, com provas objetivas, está prevista para 5 de outubro, e a segunda, com provas discursivas, será em 7 de dezembro. As inscrições ocorrem de 2 a 20 de julho.
Algumas das novidades para este ano são: a taxa em valor único, de R$ 70, tanto para cargos de nível superior quanto de nível intermediário; e aplicação integral da nova Lei de Cotas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.