
Educação
Ao menos 96 brasileiros desistiram de doutorado sanduíche nos EUA
As desistências estariam ligadas ao clima de insegurança nas universidades americanas sob o governo Trump

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Ao menos 96 brasileiros desistiram de participar de programas de doutorado sanduíche nos Estados Unidos, segundo a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho. As desistências ocorreram antes mesmo da solicitação de vistos e estariam ligadas ao clima de insegurança nas universidades americanas sob o governo Trump, que tem cortado verbas e restringido pesquisas.
A expectativa inicial da Capes era conceder 1.200 bolsas para os EUA em 2025, mas o número caiu para 350. Em entrevista à Agência Brasil, a presidente orienta que os estudantes tenham um plano B e reforça que a Capes está pronta para redirecionar o país de destino, a fim de evitar prejuízos às pesquisas e formações acadêmicas.
Apesar das dificuldades, entidades como a Fundação Lemann defendem a permanência de brasileiros nas universidades dos EUA, ressaltando a importância de sua presença em instituições de ponta. A fundação já concedeu 760 bolsas para os Estados Unidos e segue monitorando os desdobramentos das medidas do governo americano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.