Domingo, 13 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Ao menos 96 brasileiros desistiram de doutorado sanduíche nos EUA

Educação

Ao menos 96 brasileiros desistiram de doutorado sanduíche nos EUA

As desistências estariam ligadas ao clima de insegurança nas universidades americanas sob o governo Trump

Ao menos 96 brasileiros desistiram de doutorado sanduíche nos EUA

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de julho de 2025 às 10:00

Ao menos 96 brasileiros desistiram de participar de programas de doutorado sanduíche nos Estados Unidos, segundo a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho. As desistências ocorreram antes mesmo da solicitação de vistos e estariam ligadas ao clima de insegurança nas universidades americanas sob o governo Trump, que tem cortado verbas e restringido pesquisas.

A expectativa inicial da Capes era conceder 1.200 bolsas para os EUA em 2025, mas o número caiu para 350. Em entrevista à Agência Brasil, a presidente orienta que os estudantes tenham um plano B e reforça que a Capes está pronta para redirecionar o país de destino, a fim de evitar prejuízos às pesquisas e formações acadêmicas.

Apesar das dificuldades, entidades como a Fundação Lemann defendem a permanência de brasileiros nas universidades dos EUA, ressaltando a importância de sua presença em instituições de ponta. A fundação já concedeu 760 bolsas para os Estados Unidos e segue monitorando os desdobramentos das medidas do governo americano.