Sábado, 26 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Piscina abandonada se torna foco de mosquitos em escola municipal na Sussuarana

Educação

Piscina abandonada se torna foco de mosquitos em escola municipal na Sussuarana

Problema preocupa pais e moradores, que temem surtos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Piscina abandonada se torna foco de mosquitos em escola municipal na Sussuarana

Foto: Reprodução

Por: Luanda Costa no dia 24 de julho de 2025 às 18:36

Uma piscina abandonada dentro da Escola Municipal Jesus de Nazaré, no bairro de Sussuarana, em Salvador, tem causado o receio de virar foco de proliferação de mosquitos. O equipamento inutilizado e sem manutenção está causando preocupação entre pais, estudantes e moradores da região, segundo denúncia anônima enviada ao Metro1.  

De acordo com o relato, a instituição já foi alvo de uma série de protestos devido à precariedade de sua estrutura nos últimos anos. “A escola foi fundada em 2000, porém nunca tinha passado por uma reforma estrutural. Após muitos protestos, denúncias e greves, foi demolida em 2022 e reconstruída”, contou um funcionário que não quis se identificar. Mesmo sem inaugurar a nova instalação oficialmente, a escola foi entregue à comunidade em abril deste ano. “O ano letivo só começou em abril porque a obra ainda não havia acabado”, disse. 

O autor da denúncia alega que, desde a entrega, a piscina nunca foi utilizada pelos estudantes e é possível ver mais mosquitos na região. Ele ainda pontua que uma limpeza foi feita na piscina antes da greve dos professores, que durou 73 dias, pois havia a expectativa de que a escola seria inaugurada - o que não ocorreu. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Salvador argumenta que a piscina encontra-se atualmente na fase final de ajustes técnicos na casa de bombas, “etapa necessária para garantir o pleno funcionamento e a segurança do equipamento”. A pasta afirma que, por esse motivo, a unidade escolar ainda está em processo de finalização para sua inauguração oficial. “Assim que todas as correções técnicas forem concluídas e a obra for 100% entregue à SMED, será realizada a inauguração da unidade. Após a entrega, a piscina passará a contar com um serviço de manutenção rotineira, que será executado por empresa especializada, conforme os trâmites administrativos da Secretaria”, finalizou. 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas até o momento desta publicação, não obteve retorno.