Segunda-feira, 08 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Câmara aprova criação do Sistema Nacional de Educação para unificar políticas educacionais

Educação

Câmara aprova criação do Sistema Nacional de Educação para unificar políticas educacionais

PL prevê cooperação entre entes federativos, padrões de qualidade, avaliações regulares e diretrizes para inclusão

Câmara aprova criação do Sistema Nacional de Educação para unificar políticas educacionais

Foto: Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de setembro de 2025 às 07:36

A Câmara dos Deputados aprovou o PLP 235/19, que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE) para coordenar ações entre União, estados e municípios na área educacional.

O texto prevê instâncias permanentes de pactuação, criação da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE) e atuação da Comissão Intergestores Tripartite da Educação (Cite) na definição de metas do Plano Nacional de Educação (PNE), padrões mínimos de qualidade e aplicação do Custo Aluno Qualidade (CAQ).

O projeto estabelece avaliações regulares da educação básica e superior, inclui critérios para infraestrutura, formação docente e rendimento escolar, e traz diretrizes específicas para a educação indígena e quilombola. No ensino superior, os padrões de qualidade servirão para regulação de cursos, mantendo programas como Prouni e Fies, além de exigir que os entes garantam recursos e políticas de inclusão em seus orçamentos.